terça-feira, 3 de novembro de 2015

Secretaria da Cultura do Estado apresenta: Quinteto Canjerana em Gramado

Quinteto Canjerana apresenta show gratuito em Gramado/RS no dia 05 de novembro; haverá oficina e apresentação musical.
A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresenta "Quinteto Canjerana". As cidades de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Bagé, Passo Fundo, Rio Grande e Novo Hamburgo já receberam o grupo. 
Em Gramado o apoio é da Secretaria de Cultura de Gramado.
A apresentação integra turnê por dez cidades do Rio Grande do Sul realizada através de projeto financiado pelo Pró-Cultura LIC-RS.
O grupo de música gaúcha contemporânea divulga seu primeiro disco, Promessa, lançado em 2014.


O Quinteto Canjerana chega a cidade no dia 05 de novembro.
Os integrantes do grupo ministrarão oficinas musicais gratuitas, a partir das 16h. A apresentação acontece às 20h30min, no Teatro Elizabeth Rosenfeld, com acesso gratuito.


A oficina apresentação os conteúdos:
- Análise e abordagem dos aspectos históricos através da evolução da Música Regional Gaúcha;
- Apresentação do panorama atual da Música Instrumental de cunho regional produzida no Rio Grande do Sul e da proposta e contribuição do Quinteto Canjerana neste contexto através de audição comentada das músicas contidas no CD “Promessa”;
- Técnica pedagógica (metodologia):
Essa oficina tem caráter expositivo. Primeiramente será esboçada uma linha do tempo e, através desta, será apresentada a evolução da Música Regional Gaúcha desde as suas origens até a atualidade. Em seguida, é apresentada a proposta da estética musical do Quinteto Canjerana.


Ministrantes da Oficina: Integrantes do Quinteto Canjerana
Participantes: Classificação livre.
Esta oficina é indicada para todos os públicos, independente de idade, formação ou nível escolar.
Total: 30 pessoas


O GRUPO
O Quinteto Canjerana é integrado por músicos das cidades gaúchas de Encantado, Lajeado e Farroupilha; é formado por Fernando Graciola (violão), Maurício Horn (acordeon), Maurício “Lito” Malaggi (bateria), Tiago Ferrari Daiello (gaúcho) (contrabaixo acústico) e Zoca Jungs (guitarra e viola) que apresentam um trabalho autoral instrumental contemporâneo das músicas nativista e folclórica gaúchas.

Criado em 2012, o grupo apresenta temas autorais propõem uma sonoridade gaúcha mesclada com música de câmara, permeados com espaços para improvisação e diálogo entre os instrumentistas, que apresentam suas fortes referências da música nativista de seu local de nascimento, mas também revelando o conhecimento adquirido com os estudos da música advinda de outras partes do Brasil.

O Quinteto Canjerana valoriza a todos instrumentos do grupo, criando sólida unidade, apresentando um espetáculo vivo, alegre, leve, dinâmico, de melodias fortes e harmonias emocionantes, que tem conquistado o público por ser um espetáculo de música instrumental para todos. O disco “Promessa”, gravado ao vivo em junho de 2013 no Estúdio Dreher em Porto Alegre, reúne oito temas autorais instrumentais.

Mais informações e inscrições pelo email cainarodrigues@gmail.com até a véspera da atividade.

Serviço
Turnê RS – Quinteto Canjerana
Gramado
05 de novembro, 20h30 | Teatro Elizabeth Rosenfeld| Rua São Pedro, 369|  Centro |
Oficina gratuita – 16h – inscrições pelo email cainarodrigues@gmail.com
Mais informações: http://www.canjerana.com.br/
 

Fontes:
Assessoria de Flor em Flor
Bruna Paulin -
 www.facebook.com/BrunaPaulinAssessoriaDeFlorEmFlor
(51) 8407 0657

Lucas Thompson

lucas.lthomps@gmail.com